Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2018

TSE vai fazer auditoria em tempo real das urnas eletrônicas no dia das eleições


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, anunciou nesta quarta-feira (30) que o tribunal vai promover, no dia da eleição, uma auditoria em tempo real das urnas eletrônicas. O teste será realizado em urnas eletrônicas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Estas urnas serão escolhidas aleatoriamente e a ideia é que a sociedade civil e a imprensa possam acompanhar, verificando antes do início da votação se o que a urna contém são os dados inseridos e lacrados pelo TSE.

O presidente do TSE fez o anúncio durante o Seminário "Segurança da Urna Eletrônica”, promovido pelo tribunal e com a participação de juízes eleitorais e profissionais de tecnologia da informação. Segundo o ministro, uma resolução que vai viabilizar o teste foi aprovada ontem pelo Pleno do TSE.

Ele relatou que a proposta chegou a ser colocada como um desafio pelo o mundo acadêmico e científico, mas o trabalho do tribunal permitiu a implementação da proposta. “Em nome da transparência, legalidade e moralidade, para o tribunal, nada e absolutamente impossível”, afirmou o ministro Luiz Fux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Pesquisa Ipec: Marília, 34%, Raquel, 15%, Miguel, 13%, Danilo, 13%, Anderson, 11%

  Pesquisa Ipec divulgada há pouco, encomendada pela Globo, mostra que Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa, co...

Matérias mais vistas