Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Coluna do blog desta sexta-feira

Os tabus a serem quebrados nas eleições deste ano 
Nas eleições deste ano, pelo menos com as pré-candidaturas que estão colocadas, muitos serão os tabus que nunca aconteceram no estado e que trazem curiosidades bastante interessantes para o pleito, que caminha para ser um dos mais diferenciados dos últimos anos. O primeiro deles a ser quebrado é o de Paulo Câmara, que poderá garantir a marca inédita de dezesseis anos de um mesmo partido no comando do Palácio do Campo das Princesas. Em 2014, o governador já havia quebrado um tabu parecido, pois desde a redemocratização nenhum partido havia conquistado três eleições seguidas, o máximo tinha sido duas vitórias, cumpridas por Jarbas Vasconcelos e por Eduardo Campos, pelo MDB e pelo PSB, respectivamente.
O ex-governador Mendonça Filho, que nunca venceu uma disputa majoritária, enfrentará em doze anos a sua quarta tentativa majoritária. Ele perdeu para governador em 2006 e para prefeito em 2008 e 2012, se vencer para o Senado, Mendonça estará quebrando uma escrita de mais de 30 anos de vida pública sem ter sido eleito prefeito, governador ou senador.
Já o senador Armando Monteiro tem dois desafios pela frente. O primeiro é o de que nunca um senador no exercício do mandato virou governador de Pernambuco, os eleitos geralmente eram deputados federais ou ex-prefeitos do Recife. O segundo tabu é o de que nunca um candidato a governador derrotado no pleito anterior disputou e venceu o pleito seguinte. Humberto Costa disputou duas vezes seguidas o cargo de governador, 2002 e 2006, e foi duplamente derrotado. Jarbas disputou 1990, perdeu, não foi candidato em 1994 e só veio disputar em 1998, quando saiu vitorioso.
Ainda existem outras curiosidades que poderão permear a eleição. A primeira delas é a de um candidato do segmento evangélico disputar pela primeira vez o Senado. Caso André Ferreira dispute e vença a eleição, será o primeiro político do segmento a chegar a Câmara Alta. A outra curiosidade diz respeito à Marília Arraes, que nunca um vereador venceu para governador. Se ela for candidata e vencer a disputa será a primeira mulher governadora, a primeira vereadora a chegar ao cargo, a primeira petista a ocupar o Palácio e a governadora mais jovem da história de Pernambuco.
No caso de PT e PSB fecharem uma aliança, será a primeira vez que teremos Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa sendo candidatos no mesmo palanque, depois de décadas de antagonismo no estado. E se for reeleito, Humberto se igualará a Marco Maciel que foi o único político a ser reeleito para o Senado no estado. Marco Maciel também é o nome que mais passou tempo no Senado, ficando oito anos entre 2003 e 2011, oito anos entre 1983 e 1991, e mais quatro anos antes de virar vice-presidente da República, perfazendo um total de 20 anos na Câmara Alta.
Proposta –  “Oportunista e eleitoreira a proposta do PSDB de reduzir o número de deputados federais sob o argumento de economia nos gastos públicos. Por conta da anualidade, a medida só passaria a valer no pleito de 2022. Mais eficiente seria promover cortes agora. Que se apresente um projeto de resolução que diminua os gabinetes de deputados, senadores e a própria estrutura administrativa da Câmara. Economia imediata. Eu topo”, afirmou o deputado federal Augusto Coutinho sobre a proposta do PSDB que quer diminuir de 81 para 54 senadores e de 513 para 395 deputados federais.
Investimento – O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Saneamento, André Correia, assinam nesta sexta-feira ordem de serviço para iniciar as obras de pavimentação e drenagem da rua Pereira Barreto, no bairro de Passarinho. O projeto inclui uma via pavimentada com 1,16 km de extensão e calçadas, além do sistema drenagem. Orçado em R$ 2,4 milhões, o projeto tem prazo de seis meses para ser concluído. A rua, que é um dos principais acessos do bairro do Passarinho para a BR-101, é o único trecho não pavimentado da área. A via está localizada em frente ao residencial Governador Miguel Arraes, que prevê 304 novas unidades habitacionais, das quais já foram entregues 223 casas.
Giro – Dando continuidade a sua agenda no Sertão pernambucano, o governador Paulo Câmara visita, nesta sexta-feira, os municípios de Salgueiro, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande para entregar e autorizar importantes obras para a região. No começo da manhã, será a vez de Salgueiro receber a Caravana da Educação e Pactuação de Metas 2018, e o governador aproveitará a visita à cidade para dar por inaugurada a reforma e ampliação da Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro. Já no município de Cabrobó, o governador visitará as obras da Escola Técnica Estadual. À tarde, no município de Santa Maria da Boa Vista, Paulo comandará a inauguração da revitalização da Orla Fluvial. No município de Lagoa Grande, o chefe do Executivo estadual participará da abertura do Concurso de Quadrilha, em comemoração ao aniversário da cidade.
Vácuo – Caso se concretize a aliança de Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos, ou Marília Arraes consiga ser candidata a governadora, Silvio Costa tende a surfar no vácuo que está sendo deixado. Com duas vagas para o Senado, Silvio poderá canalizar parte significativa do eleitorado lulista no estado e surgir como um nome competitivo. Com o advento das redes sociais, mesmo sem uma grande estrutura, ele poderá levar a sua mensagem nas mais variadas regiões do estado, sendo um perigoso candidato a senador.
RÁPIDAS
Definhando – O grupo de Betinho Gomes e do vereador Ricardo Carneiro continua definhando no Cabo de Santo Agostinho. Somente esta semana deixaram a dupla, Renata Carneiro, que é sobrinha do vereador e prima de Betinho, Tiago das Praias e Rafael Campelo que disputaram as eleições de 2016 no palanque do tucano. Pelo andar da carruagem eles irão acabar ficando sozinhos no município.
Presente – O presidente municipal do Progressistas em Petrolina, Coronel Leite, que foi secretário municipal de Educação de Julio Lossio e de Obras de Miguel Coelho e processou as novas demandas para o programa Minha Casa Minha Vida, representará o partido durante o anúncio de novas unidades habitacionais na cidade que ocorre nesta sexta-feira com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O Coronel Leite também é pré-candidato a deputado estadual sendo uma das principais apostas do PP no Sertão.
Inocente quer saber – O Palácio já ajustou as contas com Eduardo da Fonte e Sebastião Oliveira?

Do Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Moda Center entra no clima junino com linda decoração temática

  O maior centro atacadista de confecções do Brasil já está no clima junino e uma linda decoração temática foi instalada nos corredores cent...

Matérias mais vistas