Páginas

PROGRAMA A VOZ DA ZONA RURAL - PARA FM

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Polícia Federal deflagra operação para investigar Clube de Tiro no Agreste de Pernambuco

 

A Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), a Operação Zona Cinza, inaugurando a etapa ostensiva de Inquérito Policial, por meio do qual são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes como pertencimento a organização criminosa de modelo empresarial, falsidade ideológica, uso de documento falso perante a Polícia Federal e o Exército Brasileiro, comércio, aquisição, posse e porte ilegais de armas de fogo, além de incitação ao crime.

Os mandados contra os envolvidos estão sendo cumpridos nos estados de Pernambuco, Alagoas e São Paulo. Cidades do Agreste de Pernambuco estão sendo alvos da operação.

A ação da PF, que conta com a cooperação da Receita Federal do Brasil, visa cumprir 4 mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e bloqueio de valores, além do bloqueio de 14 páginas, perfis e canais de disseminação de conteúdo ilegal na rede mundial de computadores.

As ordens judiciais foram expedidas pela 37ª Vara Criminal da Justiça Federal em Caruaru, após representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Federal.

A investigação se iniciou em outubro de 2021, quando foi instaurado na Delegacia de Polícia Federal em Caruaru/PE – DPF/CRU/PE o Inquérito Policial para apurar a notícia de que um clube de tiro e uma loja de armas pertencentes ao mesmo grupo estariam ministrando cursos, prestando serviços de conserto, manutenção e customização de armas de fogo, executados por pessoas sem licença da Polícia Federal para atuarem como armeiros, e produzindo documentos ideologicamente falsos em nome de armeiros legalmente credenciados, mas que não mantinham vínculo com essas pessoas jurídicas.

Ao longo da ação investigativa foi identificada a existência de organização criminosa dedicada à produção de documentos ideologicamente falsos e o uso desses documentos para viabilizar e dar aparência de legalidade tanto ao comércio, quanto ao porte ilegal de armas de fogo.

Além disso, o grupo utilizaria pessoas jurídicas como instrumentos para produzir entrevistas, vídeos e outros conteúdos, e difundir em nome delas, sobretudo por meio da internet, publicidades ilegais para a venda, estimulando o uso indiscriminado de armas de fogo e incitando a prática de crimes.

Nesta etapa, de acordo com a PF, busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi do grupo investigado sobre a execução de fraudes contra os sistemas dos órgãos públicos de fiscalização e controle.

Conforme a apuração, os esquemas criminosos seriam operados através do registro de cidadãos, mediante declarações falsas de que seriam caçadores, colecionadores e/ou atiradores desportivos, isto, para possibilitar a aquisição e o porte ilegais das armas de fogo.

Fonte: Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Balanço: 14 pessoas assassinadas durante 24 horas em Pernambuco

  Homem baleado em Bezerros morre no hospital – Foto: Roberto Silva A violência no Estado de Pernambuco segue desenfreada. Mataram 14 pessoa...