Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Morre turista alemão ferido e roubado no Centro do Recife, diz polícia

 

Pelo menos dois assaltos foram registrados na manhã de ontem no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto. População ficou revoltada - FOTO: TV JORNAL/REPRODUÇÃO

Morreu, na manhã desta quarta-feira (14), o turista alemão de 81 anos ferido e roubado no Centro do Recife na última quinta-feira (8). A informação foi confirmada pela delegada Polyanne Farias, da Diretoria Integrada Especializada (Diresp) da Polícia Civil de Pernambuco.

A abordagem criminosa ocorreu perto da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto. Os turistas alemães, dois homens de 79 e 81 anos, estavam em um cruzeiro e haviam descido do navio para passear. O casal havia parado para fazer fotos perto da basílica.

Ambulantes que trabalham na área contaram à polícia que os turistas foram abordados por dois assaltantes, que teriam anunciado o assalto em português. Os estrangeiros não entenderam e acabaram sendo feridos. Em seguida, a dupla pegou celulares e os óculos das vítimas e fugiu.

Werner Duysen Gurkasch, vítima que veio a óbito, estava internado no Hospital Santa Joana, no Recife. O marido dele, de 79 anos, teve apenas ferimentos leves e já havia recebido alta. Estava apenas acompanhando o companheiro na unidade de saúde particular.

Apesar de inicialmente testemunhas terem relatado que o turista alemão foi esfaqueado, a delegada deu uma nova versão.

"O corpo será submetido à perícia tanatoscópica no IML (Instituto de Medicina Legal) e o laudo terá essa conclusão definitiva. Porém, as investigações até agora mostram que ele veio a óbito em decorrência da queda e não por utilização de arma branca (faca). Temos as imagens do fato, mas preferimos não divulgar agora porque as investigações continuam", afirmou Polyanne Farias à TV Jornal.
INVESTIGAÇÕES SOBRE O ASSALTO NO CENTRO DO RECIFE

As investigações, a partir de agora, serão tratadas como latrocínio (roubo seguido de morte). Um suspeito do crime, detido nessa última terça-feira (13), após outro roubo, foi reconhecido em imagens de câmeras de segurança e acabou confessando que participou do assalto aos turistas. Os óculos roubados, inclusive, foram recuperados.

O suspeito e um comparsa (que não tem relação com o assalto aos turistas) foram encaminhados nesta quarta-feira (14) para audiência de custódia. A Justiça irá decidir se eles irão ser presos preventivamente pelo roubo em flagrante.

Além do suspeito que confessou o assalto aos turistas, outros três identificados estão sendo procurados pela polícia. As investigações estão sendo conduzidas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

COBRANÇA POR MAIS POLICIAMENTO NO CENTRO DO RECIFE

Avenida Dantas Barreto, no Centro do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Nessa última terça-feira (13), em entrevista à Coluna Segurança, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, cobrou mais segurança para o Centro do Recife. A sede da entidade fica no bairro de Santo Antônio, onde também está localizada a Avenida Dantas Barreto.
"Quando reformamos o antigo prédio do Jornal do Commercio para instalar a nova sede da OAB Pernambuco, o fizemos também porque tínhamos a certeza de que estaríamos colaborando para a modernização do Centro do Recife, trazendo vida ao bairro. Hoje, infelizmente, a insegurança tem sido uma das nossas grandes preocupações, o que nos obrigou a reforçar a segurança da nossa sede e a pedir que o policiamento fosse reforçado no local", afirmou.
À Coluna Segurança, na segunda-feira (12), o frei Rosenildo Alexandre, reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, desabafou sobre a violência.
"O Centro do Recife, de manhã cedo, faz pena. As pessoas saem correndo para não ser assaltadas antes de chegarem à missa. Várias pessoas são assaltadas ao sair da missa. Faz pena as pessoas esperando ônibus, à noite, no meio da rua, para não serem assaltadas. Todos os dias, vidas são colocadas em risco. O Centro do Recife é lugar de bandido, infelizmente", disse o frei.
Sobre o policiamento na área, a Secretaria de Defesa Social (SDS) disse que a segurança é "realizada pelo 16º Batalhão da PMPE e o patrulhamento foi reforçado no local com a deflagração da Operação Papai Noel. A Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIAtur) também ampliou o patrulhamento a pé no bairro do Recife".

Apesar de falar em reforço de policiamento, a equipe da TV Jornal não encontrou viaturas policiais na Avenida Dantas Barreto no final na manhã dessa última terça-feira (13).

ROUBOS E FURTOS NO RECIFE

De acordo com dados da SDS, 1.449 queixas de roubos e furtos foram registradas no Recife somente no mês de outubro de 2022. No mesmo período do ano passado, foram 1.595 boletins de ocorrência. Os números referentes ao mês de novembro ainda não foram divulgados.

E relação aos latrocínios (roubo seguido de morte), 11 casos foram registrados na capital pernambucana entre janeiro e outubro deste ano. No mesmo período de 2021, foram 10 registros.

Com informações do JC NE10 Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Chacina em São João: bebê e outras quatro pessoas são assassinadas a tiros; outras sete ficam feridas

  Crime aconteceu na noite da quinta-feira (26) e foi motivado por 'rixa entre grupos ligados ao tráfico de drogas', segundo o gover...